Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de abril de 2015

MEDALHA COMEMORATIVA DO JUBILEU DO CORREIO AÉREO NACIONAL


MEDALHA COMEMORATIVA DO JUBILEU DO CORREIO AÉREO NACIONAL

A medalha Comemorativa do Jubileu do Correio Aéreo Nacional foi criada pelo Decreto n° 39.354-A, de 12 de junho de 1956, durante as comemorações do 25° aniversário de criação do Correio Aéreo Nacional - CAN, e destina-se a agraciar aqueles que tenham colaborado para as atividades do CAN, sendo concedida a Oficiais e Graduados da Força Aérea Brasileira, a Oficiais e Graduados da Marinha e do Exército e aos civis que tenham prestando ao CAN serviços relevantes de natureza administrativa, intelectual ou prática que justifiquem a sua concessão, extensível, ainda, a estrangeiros.

A Portaria n°32/SCC, de 17 de maio de 1973, determinou o termino da concessão da medalha a partir daquela data.

 
anverso. dois exemplares com as respectivas miniaturas
Características. A medalha é de metal nobre, em bronze e prata, em forma circular, com 32mm de diâmetro.

Anverso. Tem ao centro uma representação do avião que realizou o primeiro voo do CAN – Correio Aéreo Nacional, entre duas asas estilizadas, lateralmente dispostas.

Reverso. O distintivo do Comando de transporte aéreo – COMTA, orlado pela inscrição em caixa alta JUBILEU DO CORREIO AEREO NACIONAL entre duas estrelas de cinco pontas a inscrição 1931 12 DE JUNHO DE 1956.

Fita. A fita da medalha é de gorgorão de 32mm de largura, de cor azul celeste, com duas listras de cor verde bandeira, de 6mm, tendo sobre as mesmas, friso central de 2mm na cor ouro velho, dispostas simetricamente no sentido longitudinal e espaçadas entre si em 10mm.

A passadeira será recoberta com a mesma fita da medalha. É permitido o uso da medalha Comemorativa do Jubileu do CAN nos uniformes militares.
 
Curiosidades. Uma característica marcante é a qualidade com que as medalhas foram cunhadas, integrando o conjunto um barrete no sistema português de fixação. Onde o alfinete de fixação faz parte do barrete.

Um comentário: