Minha lista de blogs

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefácio

A justificativa para a iniciativa deste blog se deu em razão das dificuldades que sempre tive em obter informações, as vezes as mais simples, a respeito das condecorações brasileiras.
A literatura sobre o tema é bastante esparsa e muito difícil de ser encontrada, exceção de sítios existentes na internet, que exigem do pesquisador e estudioso a reunião das informações em anotações particulares, razão porque reúno estes meus apontamentos.
Ademais, salvo raras exceções, não sendo uma crítica, mas uma advertência, nós brasileiros, como povo, não temos enraigado em nossa cultura o costume de cultuar os feitos heróicos de nossos compatriotas. Quanto ao mais armazenar a memória histórica, razão porque é sempre uma tarefa árdua pesquisar sobre fatos históricos que envolvam condecorações brasileiras.
Digo isso porque de todos os objetos históricos as condecorações são as mais expressivas em trazerem ínsito a si uma carga relevante da história, a qual quase sempre é relegada ao esquecimento.
Até mesmo os familiares dos agraciados, raras exceções, após a segunda geração, por desconhecimento de causa ou quiçá por não valorizarem os objetos ali presentes, deles tem se desfazido sem a menor cerimônia.
Nessa esteira dos fatos, tentarei aqui deixar expresso algumas linhas de memória, realizada ao longo de anos de pesquisa, absorvido ao longo do prazeroso hábito do colecionismo das peças.
Assim, espero piamente poder atingir o meu objetivo, que é o de simplesmente compilar e reunir num único local as informações, mesmo as mais simples, acerca das condecorações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário