Minha lista de blogs

sábado, 22 de maio de 2010

ORDEM NACIONAL DO CRUZEIRO DO SUL


ORDEM NACIONAL DO CRUZEIRO DO SUL

Foi restabelecida em 5 de dezembro de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, que assinou o Decreto nº 22.165, que veio a instituir novo nome a antiga Ordem Imperial do Cruzeiro para Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Destina-se a galardoar somente os estrangeiros, civis ou militares, que, por qualquer motivo, se tenham tornado dignos do reconhecimento da Nação Brasileira.

O primeiro regulamento da Ordem é datado de 1933, através do Decreto nº 22.610, que estabelecia cinco graus hierárquicos, relacionados com os cargos públicos que os agraciados ocupavam.


Em 1939, através do Decreto-Lei nº 1.424, instituiu-se uma nova classe aos graus, o Grande Colar, destinada a galardoar Chefes de Estado que se tenham tornado dignos da gratidão do Governo Brasileiro.

Mais recentemente, em 1971, o presidente da República Emílio G. Médici, por meio do Decreto nº 68.055, alterou o regulamento da Ordem.

A modificação mais significativa foi do aspecto visual da comenda, alterando-se a legenda de REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL para REPÚBLICA FEDERARIVA DO BRASIL, gravada no reverso da insígnia.

Hoje, a Ordem compreende os seguintes graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
 
Insígnia. Em metal nobre, geralmente prata dourada, com esmaltes.


 

No anverso. Uma Estrela em esmalte branco de cinco pontas bifurcadas e maçanetadas, assentada sobre guirlanda de ramos de café e fumo, e pendente de outra guirlanda menor diâmetro, também de café e fumo. Ao centro, medalhão redondo azul-celeste, com a constelação do Cruzeiro do Sul em branco, circundado por orla azul-ferrete com a legenda “BENEMERENTIUM PRAEMIUM”.

No reverso.  O formato da comenda é igual ao anverso, com alteração do medalhão para a efígie da República, e na legenda para “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. 

A Fita é de seda chamalotada na cor azul-celeste.
 
O Conselho da Ordem é integrado pelo Presidente da República, pelos Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Defesa e pelo Secretário-Geral das Relações Exteriores. O Presidente da República e o Ministro de Estado das Relações Exteriores são, respectivamente, o Grão-Mestre e o Chanceler da Ordem. O Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores é o Secretário da Ordem.
 

Um comentário:

  1. Boa Noite
    Estarei realizando uma exposição de medalhas militares durante o 2º Encontro de Colecionismo de Taubaté, ainda estou organizando as medalhas caso tenha interesse em visitar ou participar, estamos a disposição
    E-mail: cassimiro.cezar@gmail.com

    ResponderExcluir